Portfólio

Atualmente no Bridge, desenvolvemos três grandes projetos nacionais de informatização que estão ajudando na qualificação da gestão pública, o e-SUS AB (Atenção Básica) e o SISMOB (Sistema de Monitoramento de Obras) ambos do Ministério da Saúde, e o RNI (Registro Nacional de Implantes) da ANVISA.

PARCERIA ENTRE A UFSC E O MINISTÉRIO DA SAÚDE

A parceria entre a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o Ministério da Saúde para o desenvolvimento desses projetos de informatização começou em 2012 com o intuito de aproveitar o potencial e conhecimento da comunidade acadêmica.

E-SUS AB

A estratégia e-SUS AB visa concretizar um novo modelo de informatização das Unidades Básicas de Saúde (UBS) com a implantação do Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB), apoiando os municípios na gestão efetiva e profissionais de saúde no cuidado continuado do cidadão.

Esus

Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC)

O PEC é usado para registrar os atendimentos clínicos através de um prontuário eletrônico, podendo ser implantado em diversos cenários de infraestrutura tecnológica. Foi desenvolvido com tecnologia de ponta, atendendo os requisitos referentes ao processo de trabalho dos profissionais de saúde da AB. Conta ainda com um módulo interno para digitação das Fichas CDS e possibilidade de exportação de registros ou transmissão “on line” para o Centralizador Nacional.

Coleta de Dados Simplificada (CDS)

As Fichas de CDS constituem um resumo do atendimento clínico e podem ser preenchidas em papel ou diretamente no computador pelos profissionais da AB. Todos os registros desse software devem ser exportados e importados no PEC, para centralização e transmissão ao Centralizador Nacional.

e-SUS AB Implantação

O projeto Implantação teve como objetivo fortalecer a estratégia e-SUS AB preparando profissionais para instalar, usar e manter os softwares PEC e CDS.
A primeira fase beneficiou aproximadamente 1300 municípios durante 6 meses de execução e com 26 consultores especializados treinados pelo Laboratório Bridge.

e-SUS AB AD

O aplicativo mobile para a Atenção Domiciliar (AD) é uma ferramenta para registrar os atendimentos realizados pelos profissionais das equipes de atenção domiciliar das UBS. Essa mobilidade proporciona maior facilidade e praticidade a esses profissionais que se deslocam até os domicílios para acompanhar os pacientes. O aplicativo é integrado ao PEC, que é responsável por armazenar e transmitir os dados registrados.

Esus ab ad

e-SUS AB Território

O e-SUS Território é um aplicativo que permite registrar as características sociossanitárias e sociodemográficas dos domicílios, os problemas e condições de saúde dos usuários no território das equipes de AB, bem como o registro das visitas realizadas aos domicílios. Também permite a cada UBS controlar as áreas de sua responsabilidade, agindo na conscientização e prevenção de doenças e endemias, além de acompanhar as condições de saúde dos cidadãos. O aplicativo é integrado ao PEC, que é responsável por armazenar e transmitir os dados registrados.

Esus ab territorio

SISMOB 2.0

O Sistema de Monitoramento de Obras (SISMOB) versão 2.0, é uma evolução do atual sistema que permite o monitoramento das obras de engenharia e infraestrutura de diversos estabelecimentos de saúde financiados pelo MS. Possibilita a gestão financeira e executiva da obra desde a proposta até sua conclusão, comparação entre o planejado e o executado, histórico, imagens fotográficas e alertas. Apresenta uma interface simples e agradável para os módulos web e mobile.

Sismob

SISMOB Mobile

O SISMOB Mobile é uma ferramenta utilizada para realizar o monitoramento e avaliação no local das obras dos estabelecimentos de saúde que são financiadas com recursos federais. Proporciona maior agilidade na inserção das informações e auxilia no acompanhamento das obras em andamento. Integrado com SISMOB 2.0, possibilita o armazenamento centralizado e distribuição dos dados registrados.

Sismob mobile

Registro Nacional
de Implantes (RNI)

O Registro Nacional de Implantes (RNI) é um sistema desenvolvido pela UFSC em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e as sociedades médicas. Dentre seus objetivos, destacam-se: controle de qualidade dos componentes implantáveis e regulação econômica de mercado, registro do método utilizado para a implantação e a rastreabilidade dos produtos. O RNI será utilizado em todos os hospitais que realizam cirurgias de artroplastia e cardiologia, além dos órgãos reguladores.

Rni